O Benfica sofreu esta terça-feira a segunda derrota no Grupo C da Taça EuroChallenge, ao perder no reduto do Lugano Basket por 74-52, continuando porém bem encaminhado para rumar aos 16-avos-de-final.
Sem o lesionado norte-americano Greg Jenkins, melhor marcador (16,2 pontos) e ressaltador (7,2) da equipa, e com Cordell Henry limitado, o "cinco" de Henrique Vieira foi completamente dominado, sobretudo na luta das tabelas.
Apesar dos esforços de Elvis Évora (14 pontos) e Heshimu Evans (11 ressaltos), o Benfica não deu réplica aos locais, também devido à desinspiração nos lançamentos exteriores, com apenas um "triplo" marcado em 14 tentativas.
Ainda assim, os bicampeões nacionais chegam à última jornada (21 de dezembro) apenas a depender de si, de um triunfo no reduto do já afastado Tartu Rock, sendo que também se qualificarão se o já apurado Lukoil Academic, que só perdeu na Luz, vencer em casa os suíços.
Os encarnados ainda conseguiram equilibrar o jogo nos primeiros minutos (6-6), mas os helvéticos, "donos" das tabelas (14 ressaltos contra cinco), já chegaram ao final do primeiro parcial bem na frente (20-13).
O segundo período abriu com um cesto de Rodrigo Mascarenhas (20-15), mas a equipa da casa respondeu com um parcial de 19-3 e deixou tudo, praticamente, decido ainda a 3,22 minutos do intervalo, que chegou com 41-24.
Na segunda parte, o "cinco" de Henrique Vieira não conseguiu melhor do que reduzir para 17 pontos (52-35), tendo o terceiro período terminado com 24 pontos a separar as duas equipas (61-37).
A vantagem dos anfitriões chegou a ultrapassar as três dezenas (70-39, a 5,49 minutos do final), até que estes desaceleraram, permitindo ao Benfica acabar com um parcial de 13-4 e encurtar o "tamanho" do desaire.
Fonte: Jornal Record